Os últimos dias de gestão do prefeito Claudécio José Eburneo, conhecido como Torão, em Bofete, estão sendo marcados por uma série de problemas na administração municipal, especialmente na área da saúde. A nova administração, que será conduzida por Carlinhos do Carmo, herda uma situação preocupante, com unidades de saúde em estado de abandono e equipamentos públicos negligenciados.
- Leia mais: Governo de SP lança plataforma para encontrar produtores registrados com Selo Agro SP Artesanal
Nossa reportagem visitou algumas unidades de saúde da cidade e constatou o descaso. Na UBS Bruno Novaes, localizada na região central e responsável também por atendimentos emergenciais, encontramos equipamentos essenciais praticamente abandonados. Em um anexo da unidade, ao lado do arquivo de prontuários, havia cadeiras de rodas quase novas, cadeiras odontológicas, geladeiras para vacinas, impressoras e outros equipamentos de informática largados sem uso. Além disso, caixas com materiais hospitalares novos, como ataduras, gazes e recipientes para coleta de exames, estavam acumuladas, sem destinação à população.






Fotos de caixas com materiais hospitalares novos descartados, sem destinação:



A situação não é melhor na UBS do Tronco (fotos abaixo), onde a estrutura física apresenta rachaduras graves e presença de fezes de morcegos, colocando em risco a segurança de trabalhadores e pacientes. Especialistas consultados pela reportagem afirmaram que o local deveria ser interditado imediatamente para reforma completa.






Em ambas as unidades, a infraestrutura está comprometida. Colchões de camas e macas estão rasgados, dificultando o conforto e a higiene dos pacientes. Na ala de pediatria, a situação é ainda mais alarmante: a médica responsável precisa cobrir o computador com plásticos em dias de chuva devido a goteiras que comprometem o teto da sala.


Além disso, as unidades apresentam infiltrações e mofo nas paredes, agravando os riscos para a saúde dos servidores e dos pacientes, especialmente na sala destinada ao tratamento de casos de Covid-19, doença que afeta o sistema respiratório. Um servidor, que pediu anonimato, relatou que em dias de chuva, “chove mais dentro do que fora” e que até o refeitório dos funcionários está em condições deploráveis.



Uma moradora que procurava atendimento na UBS Bruno Novaes, descreveu a situação como “abandono total”. “Falta limpeza, manutenção… A situação tá precária”, desabafou.
Os desafios para o novo prefeito são imensos, e os cidadãos esperam que a gestão de Carlinhos do Carmo enfrente esses problemas com seriedade, colocando a saúde pública como prioridade e recuperando a confiança da população.
Leia também: Carlinhos do Carmo e Rafael Boi serão empossados na Praça da Matriz em 1º de janeiro