Judiciário promete identificar grupo de fake news em Bofete em até 30 dias

Judiciário promete identificar grupo de fake news em Bofete em até 30 dias

3 0
Read Time:1 Minute, 21 Second

O prefeito de Bofete, Carlinhos do Carmo, acompanhado de seu advogado, Dr. Thiago Devidé, esteve na Seccional de Polícia de Botucatu para registrar uma denúncia contra a disseminação de fake news nas redes sociais. Segundo ele, informações falsas têm sido compartilhadas em grupos por perfis anônimos e fakes, como “Renata Vaz”, com o objetivo de atacar a imagem do Executivo e do Legislativo municipais.

Carlinhos afirmou que aceita críticas, desde que feitas de maneira transparente, e não por meio de perfis falsos usados para ataques difamatórios. “São as mesmas pessoas que me caluniaram no período eleitoral. Agora, vamos até o fim para que apareçam e parem de usar fake news. Mostrem a cara de verdade, sem se esconder atrás de perfis falsos. Não aceitaremos esses ataques e não teremos compaixão para punir os culpados”, declarou.

Para reforçar o combate à prática, o prefeito agendou uma reunião com o secretário estadual de Segurança Pública, solicitando providências urgentes. O Judiciário garantiu que a identificação do grupo responsável pelas fake news deve ocorrer em até 30 dias.

Combate à desinformação

O combate à desinformação deve ser um compromisso de todos os cidadãos, deste modo, vale destacar que o Código Penal Brasileiro prevê três configurações de crimes ligados a boatos e mentiras divulgados nas redes sociais, que podem causar multas e até detenção. São eles: calúnia, difamação e injúria.

Leia também: Polícia Militar prende traficante de drogas em Botucatu


Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
100 %